Playoffs da NBA: times, jogos e tudo que você precisa saber sobre a briga pelo título

Chegou o momento que todo fã de NBA espera! Neste sábado (17), com rodada quádrupla de transmissões no Disney+ a partir das 14h (de Brasília), começam os playoffs da melhor liga de basquete do mundo e os 16 times restantes brigam pelo troféu Larry O’Brien.

Conteúdo patrocinado por Hellmann’s, Jeep, Novibet, Sadia, Bet MGM, XP e Piracanjuba

Para você ficar por dentro de TUDO que vai rolar na pós-temporada da NBA, o ESPN.com.br preparou um guia mais do que especial com a análise de todos os confrontos da primeira rodada, além dos palpites e da agenda de partidas.

Conferência Leste

Melhor equipe da temporada regular, o Cleveland Cavaliers entra nos playoffs voando e com um ponto a provar: que pode derrubar os Celtics e ser o finalista pela Conferência Leste. No entanto, o caminho começa contra uma equipe que está acostumada a derrubar gigantes e, mesmo após a saída de Jimmy Butler, deu um jeito de chegar na pós-temporada sendo o primeiro 10º colocado a se classificar no play-in.

Fator decisivo dos Cavaliers: Donovan Mitchell

Vivendo o auge de sua carreira, o ala-armador é o grande destaque dos Cavaliers. O camisa 45 liderou a equipe em uma campanha histórica de 64 vitórias e a melhor colocação na Conferência Leste, garantindo o mando de quadra em todas as rodadas dos playoffs. Cestinha dos Cavs na temporada, Mitchell é a grande esperança da torcida para o time continuar mostrando sua superioridade diante de seus rivais de conferência.

Fator decisivo do Heat: Tyler Herro

Se o Heat quiser ter alguma chance contra a melhor equipe da temporada regular, precisará de atuações espetaculares de Tyler Herro. O ala-armador, que foi All-Star pela primeira vez nesta temporada, é a grande estrela da equipe pós saída de Jimmy Butler e a esperança de Miami.

Palpites

  • Ari Aguiar: Cavaliers em 5 jogos

  • Guilherme Giovannoni: Cavaliers em 4 jogos

  • Guilherme Sacco: Cavaliers em 4 jogos

Calendário da série

Jogos em itálico: se necessários

  • Cavaliers x Heat – 20/04, domingo – Jogo 1 – 20h (de Brasília)

  • Cavaliers x Heat – 23/04, quarta-feira – Jogo 2 – 20h30 (de Brasília)

  • Heat x Cavaliers – 26/04, sábado – Jogo 3 – 14h (de Brasília)

  • Heat x Cavaliers – 28/04, segunda-feira – Jogo 4 – horário a ser divulgado

  • Cavaliers x Heat – 30/04, quarta-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado

  • Heat x Cavaliers – 02/05, sexta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado

  • Cavaliers x Heat – 04/05, domingo – Jogo 7 – horário a ser divulgado

Atual campeão da NBA, o Boston Celtics começa sua campanha pelo bicampeonato diante do Orlando Magic. Depois do início arrasador dos Cavaliers, os Celtics “tiraram o pé” um pouco da temporada regular e, por isso, acabaram ficando com a segunda colocação na Conferência, o que não lhe garante mando em uma possível final de conferência contra Cleveland. No entanto, nada que preocupe o torcedor celta, que tem bastante motivos para acreditar no 19º anel de campeão.

Já o Orlando Magic começou a temporada muito bem, mas sofreu com lesões de suas principais estrelas e teve uma caminhada complicada até o play-in. Depois de atropelar o Atlanta Hawks, a equipe garantiu sua vaga como sétimo colocado da Conferência. Paolo Banchero e companhia sabem que são zebra, mas o Magic não é um time para se descartar logo de cara.

Fator decisivo dos Celtics: Jayson Tatum

O Boston Celtics tem muitas armas. De sua principal estrela ao banco de reservas, o que não faltam são opções para o técnico Joe Mazzulla, o que faz muita diferença em séries melhores de sete jogos. Mas ninguém brilha mais que Jayson Tatum. Vivendo uma de suas temporadas mais completas na carreira, o camisa 0 é quem comanda a equipe e faz a engrenagem dos Celtics girar.

Fator decisivo do Magic: Paolo Banchero

Calouro do ano quando chegou à liga dois anos atrás, Paolo Banchero jogou em alto nível nessa temporada e, não fossem as lesões, teria tido a melhor temporada de sua carreira. Saudável na reta final da regular, Paolo é o grande craque de Orlando e responsável por pontuar e criar as melhores jogadas da equipe. Se o Magic quer chocar o mundo, muito passa pelas atuações de Paolo.

Palpites

  • Ari Aguiar: Celtics em 5 jogos

  • Guilherme Giovannoni: Celtics em 5 jogos

  • Guilherme Sacco: Celtics em 5 jogos

Calendário da série

Jogos em itálico: se necessários

  • Celtics x Magic – 20/04, domingo – Jogo 1 – 16h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Celtics x Magic – 23/04, quarta-feira – Jogo 2 – 20h (de Brasília)

  • Magic x Celtics – 25/04, sexta-feira – Jogo 3 – 20h (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Magic x Celtics – 27/04, domingo – Jogo 4 – 20h (de Brasília)

  • Celtics x Magic – 29/04, terça-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado

  • Magic x Celtics – 01/05, quinta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado

  • Celtics x Magic – 03/05, sábado – Jogo 7 – horário a ser divulgado

Antes da temporada começar, os Knicks decidiram mudar a forma de jogar e fizeram uma troca bombástica, que levou Karl Anthony-Towns a New York. Durante os 82 jogos, o time teve seus altos e baixos, mas encerrou a temporada regular na terceira colocação do Leste, atrás apenas dos dois grandes favoritos, mas com apenas um jogo de vantagem para o quarto colocado Indiana Pacers. Tom Thibodeau chegou a ser bastante questionado durante o ano e os Knicks entram pressionados na pós-temporada.

Já os Pistons vinham de um ano vergonhoso, marcado pela maior sequência de derrotas da história da NBA no mesmo ano, com 28 revezes seguidos. Neste ano, porém, a equipe mudou da água para o vinho. Cade Cunningham deu o salto tão esperado e se transformou em uma estrela, Tobias Harris chegou muito bem, a equipe se acertou e chegou até os playoffs de maneira direta – e pegando fogo.

Fator decisivo dos Knicks: Jalen Brunson

Grande estrela dos Knicks, Jalen Brunson talvez seja o jogador mais clutch da liga atualmente – e um dos favoritos a levar este prêmio para casa. O armador é o coração e alma do time de Tom Thibodeau, sendo o cestinha e o jogador com mais assistências da equipe. Para que tudo funcione bem, New York precisa que o camisa 11 esteja em seu melhor nível e os playoffs costumam ser onde ele mais gosta de se mostrar.

Fator decisivo dos Pistons: Cade Cunningham

Calouro do ano em 2022, quando entrou na liga, Cade deu o “salto” nesta temporada e se transformou de vez em uma das estrelas da NBA. Com médias de 26 pontos e nove assistências por partida, o armador foi um dos melhores jogadores da Conferência e acabou eleito para o primeiro All-Star Game de sua vida. Agora, terá sua primeira experiência na pós-temporada e é a grande esperança do torcedor de Detroit para chocar os Knicks.

Palpites

  • Ari Aguiar: Pistons em 7 jogos

  • Guilherme Giovannoni: Pistons em 6 jogos

  • Guilherme Sacco: Knicks em 7 jogos

Calendário da série

Jogos em itálico: se necessários

  • Knicks x Pistons – 19/04, sábado – Jogo 1 – 19h (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Knicks x Pistons – 21/04, segunda-feira – Jogo 2 – 20h30 (de Brasília)

  • Pistons x Knicks – 24/04, quinta-feira – Jogo 3 – horário a ser divulgado

  • Pistons x Knicks – 27/04, domingo – Jogo 4 – 14h (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Knicks x Pistons – 29/04, terça-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado

  • Pistons x Knicks – 01/05, quinta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado

  • Knicks x Pistons – 03/05, sábado – Jogo 7 – horário a ser divulgado

Quarta e quinta melhores campanhas do Leste, Pacers e Bucks fazem, em teoria, a série mais equilibrada da primeira rodada. Os Pacers tiveram uma temporada de muitos altos e baixos, com Tyrese Haliburton sendo questionado na primeira metade. No entanto, Indiana fechou a temporada com uma ótima série: foram sete vitórias nos últimos oito jogos.

Os Bucks também foram bastante inconsistentes durante o ano e sofreram com a lesão de Damian Lillard, afastado desde 18 de março com um coágulo na panturrilha. No entanto, Milwaukee fechou a temporada com oito vitórias seguidas e com Giannis Antetokounmpo voando.

Fator decisivo dos Pacers: Tyrese Haliburton

O armador dos Pacers chegou a ser questionado durante a primeira metade da temporada, mas recuperou seu melhor basquete na reta final e é a grande chave da equipe. Ainda que o cestinha de Indiana na temporada tenha sido Pascal Siaka, é Haliburton quem é o cérebro da equipe, quem organiza as jogadas e, principalmente, quem “coloca a bola debaixo do braço” quando o time mais precisa.

Fator decisivo dos Bucks: Damian Lillard

Giannis Antetokounmpo é o melhor jogador dos Bucks e é inegável que ele será o grande nome da equipe diante dos Pacers. Mas é a saúde de Damian Lillard que é o grande fator diferencial para os Pacers. Caso o armador, que está perto de se recuperar, consiga voltar a tempo para a série, os Bucks aumentam – muito – sua chance de vitória. Se ele não conseguir estar em quadra, Giannis vai ter muito mais trabalho para levar os Bucks às semifinais do Oeste.

Palpites

  • Ari Aguiar: Pacers em 6 jogos

  • Guilherme Giovannoni: Pacers em 7 jogos

  • Guilherme Sacco: Bucks em 7 jogos

Calendário da série

  • Pacers x Bucks – 19/04, sábado – Jogo 1 – 14h (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Pacers x Bucks – 22/04, terça-feira – Jogo 2 – 20h (de Brasília)

  • Bucks x Pacers – 25/04, sexta-feira – Jogo 3 – 21h (de Brasília)

  • Bucks x Pacers – 27/04, domingo – Jogo 4 – 22h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Pacers x Bucks – 29/04, terça-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado

  • Bucks x Pacers – 02/05, sexta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado

  • Pacers x Bucks – 04/05, domingo – Jogo 7 – horário a ser divulgado

Conferência Oeste

Melhor campanha de toda a temporada regular da NBA, o Oklahoma City Thunder chega aos playoffs como a equipe mais jovem e com a pressão de fazer jus ao primeiro posto da Conferência e chegar nas Finais.

Shai Gilgeous-Alexander é um dos candidatos ao prêmio de MVP da temporada e terá a pressão de ser a superestrela da equipe e comandar seus companheiros, tão jovens quanto ele.

Do outro lado, o Memphis Grizzlies viveu uma temporada de altos e baixos, demitiu o técnico Taylor Jenkins a menos de 20 dias da pós-temporada e agora entra nos playoffs com um técnico interino. Mas Ja Morant costuma brilhar na adversidade.

Fator decisivo do Thunder: Shai Gilgeous-Alexander

Um dos candidatos a vencer o prêmio de MVP da temporada, Shai Gilgeous-Alexander é o grande nome da campanha histórica do Thunder. O armador foi o cestinha da NBA, com 32,7 pontos por partida, além de ser o principal criador de jogadas de Oklahoma e um excelente defensor. O sucesso do Thunder na pós-temporada passa pelas atuações do canadense.

Fator decisivo dos Grizzlies: Ja Morant

O armador dos Grizzlies é o grande craque da equipe. Em uma temporada conturbada e marcada pela demissão do técnico Jenkins, o camisa 12 é a grande esperança para Memphis chocar o mundo e derrubar a equipe de melhor campanha da NBA.

Palpites

  • Ari Aguiar: Thunder em 5 jogos

  • Guilherme Giovannoni: Thunder em 4 jogos

  • Guilherme Sacco: Thunder em 4 jogos

Calendário da série

Jogos em itálico: se necessário

  • Thunder x Grizzlies – 20/04, domingo – Jogo 1 – 14h (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Thunder x Grizzlies – 22/04, terça-feira – Jogo 2 – 20h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Grizzlies x Thunder – 24/04, quinta-feira – Jogo 3 – horário a ser divulgado

  • Grizzlies x Thunder – 26/04, sábado – Jogo 4 – 16h30 (de Brasília)

  • Thunder x Grizzlies – 28/04, segunda-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado

  • Grizzlies x Thunder – 01/05, quinta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado

  • Thunder x Grizzlies – 03/05, sábado – Jogo 7 – horário a ser divulgado

A grande surpresa da temporada contra Stephen Curry, Draymond Green e Jimmy Butler. A série entre Rockets e Warriors promete ser uma das melhores não só da primeira rodada, mas de todos os playoffs. Os Rockets são uma equipe muito jovem e que se esperava que fossem começar a se mostrar nessa temporada. No entanto, sob o comando de Ime Udoka, Houston deu um salto maior que o esperado e terminou a temporada com a segunda melhor campanha da Conferência Oeste, graças a grandes atuações de Jalen Green e Alperen Sengun, e da defesa de Amen Thompson.

Já o Golden State Warriors se tornou uma nova equipe no início de fevereiro, quando trocou por Jimmy Butler. Desde então, os Warriors são um dos times mais quentes da liga, com uma das melhores defesas e um ataque que conta com Curry e Butler. Um time que ninguém gostaria de enfrentar na primeira rodada.

Fator decisivo dos Rockets: Ime Udoka

Por incrível que pareça, o grande diferencial dos Rockets não é nenhum jogador e, sim, o treinador Ime Udoka. Depois de sua saída polêmica dos Celtics, o treinador se reencontrou em Houston e fez uma equipe jovem ultrapassar as expectativas. Com uma das melhores defesas da liga, alcançou a segunda colocação no Oeste.

Fator decisivo dos Warriors: Stephen Curry

Maior nome da história da franquia, Stephen Curry segue voando mesmo com 37 anos de idade. Como de costume, Steph liderou a NBA em bolas de três convertidas por partida e foi o cestinha dos Warriors na temporada. Será que o camisa 30 ainda tem gás no tanque para liderar Golden State a mais um título?

Palpites

  • Ari Aguiar: Warriors em 7 jogos

  • Guilherme Giovannoni: Warriors em 6 jogos

  • Guilherme Sacco: Warriors em 6 jogos

Calendário da série

Jogos em itálico: se necessário

  • Rockets x Warriors – 20/04, domingo – Jogo 1 – 22h30 (de Brasília)

  • Rockets x Warriors – 23/04, quarta-feira – Jogo 2 – 22h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Warriors x Rockets – 26/04, sábado – Jogo 3 – 21h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Warriors x Rockets – 28/04, segunda-feira – Jogo 4 – 23h (de Brasília)

  • Rockets x Warriors – 30/04, quarta-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado

  • Warriors x Rockets – 02/05, sexta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado

  • Rockets x Warriors – 04/05, domingo – Jogo 7 – horário a ser divulgado

Sem dúvidas, a série com mais poder de estrelas da primeira rodada. Luka Doncic e LeBron James de um lado, Anthony Edwards do outro. Lakers e Timberwolves farão uma série que o fã de basquete terá que parar para assistir – e podem até ser sete jogos.

Os Lakers estiveram envolvidos na história mais bombástica da temporada – e uma das maiores de todos os tempos -, a troca de Luka Doncic. No negócio que mandou Anthony Davis para Dallas, os Lakers conseguiram juntar duas das maiores estrelas da liga e o time do técnico novato JJ Reddick mudou da água para o vinho, terminando com a terceira melhor campanha do Oeste.

Os Timberwolves perderam Karl Anthony-Towns no início da temporada, na troca que levou Julius Randle para Minnesota e as dúvidas eram muitas. A equipe demorou a engrenar, mas terminou na sexta colocação por causa do equilíbrio do Oeste: um jogo separou os Wolves dos Nuggets, quarto colocados.

Fator decisivo dos Lakers: Luka Doncic

Parece até estranho escrever isso, mas, talvez, pela primeira vez em sua carreira, LeBron James não seja o melhor jogador de sua equipe entrando nos playoffs. O que é impressionante se você pensar que ele está com 40 anos. Mas, dessa vez, LeBron terá uma ajuda como nunca na vida: um dos dez melhores jogadores da NBA liderando sua equipe. Além de ser o gênio que é, Luka ainda entra na pós-temporada com um ponto para provar: que os Mavericks erraram ao trocá-lo para Los Angeles.

Fator decisivo dos Timberwolves: Anthony Edwards

Anthony Edwards tem apenas 23 anos, mas já é uma das maiores estrelas da liga. No ano passado, levou os Wolves até as finais de Conferência e, neste ano, quer chocar o mundo ao tirar Luka Doncic e LeBron James dos playoffs na primeira rodada. Um dos pontuadores mais dinâmicos da NBA, o Ant Man ainda adicionou a bola de três ao seu jogo, arremessando mais de 10 bolas por jogo com um aproveitamento de 40% e sendo o jogador que mais converteu bolas de três na temporada, com 320.

Palpites

  • Ari Aguiar: Lakers em 6 jogos

  • Guilherme Giovannoni: Lakers em 6 jogos

  • Guilherme Sacco: Lakers em 6 jogos

Calendário da série

Jogos em itálico: se necessário

  • Lakers x Timberwolves – 19/04, sábado – Jogo 1 – 21h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Lakers x Timberwolves – 22/04, terça-feira – Jogo 2 – 23h (de Brasília)

  • Timberwolves x Lakers – 25/04, sexta-feira – Jogo 3 – 22h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Timberwolves x Lakers – 27/04, domingo – Jogo 4 – 16h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Lakers x Timberwolves – 30/04, quarta-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado

  • Timberwolves x Lakers – 02/05, sexta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado

  • Lakers x Timberwolves – 04/05, domingo – Jogo 7 – horário a ser divulgado

Mais uma série que poderia, tranquilamente, ser uma final de Conferência.

Os Nuggets terminaram a temporada em meio a muita turbulência, com Michael Malone sendo demitido faltando menos de 10 dias para os playoffs e uma crise interna escancarada às vésperas da pós-temporada. Mesmo indo com um técnico interino para o momento mais decisivo do ano, os Nuggets ainda contam com Nikola Jokic, um dos candidatos ao prêmio de MVP da temporada, e talvez o melhor jogador do mundo, além de um núcleo que foi campeão há dois anos.

Já os Clippers terminaram a temporada voando. Com Kawhi Leonard saudável e James Harden em uma das temporadas mais sólidas de sua carreira, Los Angeles venceu as últimas oito partidas da temporada regular e chega para os playoffs com muita moral, talvez como o time mais “quente” da Conferência. Promessa de uma série histórica.

Fator decisivo dos Nuggets: Nikola Jokic

Não é preciso dizer muito. Com Nikola em quadra, os Nuggets são uma das melhores equipes da temporada. Com Jokic no banco, Denver tem números que colocariam a equipe não só como uma das piores do ano, mas sim da história da NBA. Tudo passa pelo três vezes MVP da NBA.

Fator decisivo dos Clippers: Kawhi Leonard

James Harden segurou a bronca durante quase toda a temporada e teve um dos melhores anos de sua vida, o que é dizer muito. Mas o fator chave para os Clippers será Kawhi Leonard e, principalmente, sua saúde. O ala vem sofrendo com lesões nos momentos mais cruciais, como na temporada passada, mas já provou que quando saudável é um fator fundamental nos playoffs, vide a campanha do título do Toronto Raptors em 2019, em que ele terminou como MVP das Finais.

Palpites

  • Ari Aguiar: Clippers em 6 jogos

  • Guilherme Giovannoni: Nuggets em 7 jogos

  • Guilherme Sacco: Clippers em 6 jogos

Calendário da série

Jogos em itálico: se necessário

  • Nuggets x Clippers – 19/04, sábado – Jogo 1 – 16h30 (de Brasília) – com transmissão do Disney+

  • Nuggets x Clippers – 21/04, segunda-feira – Jogo 2 – 23h (de Brasília)

  • Clippers x Nuggets – 24/04, quinta-feira – Jogo 3 – horário a ser divulgado

  • Clippers x Nuggets – 25/04, sábado – Jogo 4 – 19h (de Brasília)

  • Nuggets x Clippers – 29/04, terça-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado

  • Clippers x Nuggets – 01/05, quinta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado

  • Nuggets x Clippers – 03/05, sábado – Jogo 7 – horário a ser divulgado

Leitura obrigatória

Entre em contato

© Copyright 2024 por Diari Noticias

Diari Noticias
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.