Busca por ‘novo Raphinha’ e mais: Deco abre o jogo sobre planos para futuro do Barcelona

Diretor esportivo do Barcelona, Deco concedeu entrevista exclusiva à ESPN após a vitória sobre o Real Madrid no El Clásico deste domingo (11) e abriu o jogo sobre os planos para o futuro do clube catalão.

O luso-brasileiro falou primeiro sobre o planejamento para a atual temporada, que já teve dois títulos – Supercopa da Espanha e Copa do Rei –, e admitiu que, em meio à grande chance de conquistar a LALIGA, o desempenho superou as expectativas, em meio às muitas mudanças na equipe, inclusive com a chegada de Hansi Flick.

“A minha ideia no início da temporada, com as mudanças que fizemos, foi de competir. Competir é lutar por estar lá [entre os primeiros]. Não pode chegar na 36ª rodada do campeonato sem brigar para ganhar. Mas superou um pouco a expectativa, porque competiu contra um Real Madrid forte, por detalhes não estamos em uma final de Champions. Chegar no ano e competir por tudo, ganhamos a Supercopa, a Copa do Rei… a ideia nossa era essa, o caminho é esse”, disse.

Em meio à temporada bem-sucedida dos catalães, o clube também tem assuntos importantes para resolver. Entre eles, o futuro de Lamine Yamal, joia de 17 anos revelada em La Masia que em pouquíssimo tempo se tornou um dos melhores jogadores do futebol mundial na atualidade.

Faltando pouco mais de um ano para o fim do vínculo da joia barcelonista, Deco falou sobre o futuro de Lamine – e com otimismo para o lado blaugrana.

“No futebol não tem como segurar ou não. Jogador tem que estar feliz onde ele está. Não consigo ver outro lugar melhor para ele. O menino cresceu aqui (no Barcelona), é daqui. Essa geração tem a possibilidade de fazer história. Me pondo na situação dele, eu queria estar aqui, fazer parte disso. Não vejo que vá ter algum problema, até porque tem contrato. O clube, dentro do que precisa criar para ele, vai acabar acontecendo”, prosseguiu.

play

0:57

Futuro longe do Barcelona? Deco comenta ‘assédio’ a Lamine Yamal e afirma: ‘Não consigo ver lugar melhor para ele’

Atual diretor do clube concedeu entrevista exclusiva à ESPN

O dirigente do Barcelona ainda foi além e revelou os planos para a próxima temporada, afirmando que o time não deverá ter perdas significativas, mas que também precisa buscar algumas soluções no mercado. A meta será encontrar jogadores com características semelhantes aos principais nomes do elenco, como o brasileiro Raphinha e Yamal.

“Eu não acredito que esse time, pela dinâmica e alegria, vá ter alguém com vontade de sair. A gente já renovou a maioria, agora é cuidar dos que estão. No ano passado, eu dizia que não podíamos perder ninguém. Acho que é a mesma coisa agora. Se puder melhorar, sempre é possível, mas o fundamental é deixar o que temos consolidado para os próximos anos. De repente a gente sente muita dependência do Raphinha, do Lamine. Talvez precisamos de jogadores parecidos, uma solução para eles. O plantel é bastante equilibrado, e temos muita coisa boa na base também”, disse.

Deco ainda falou sobre como a queda para a Inter de Milão, na prorrogação da semifinal da Champions League, serviu como combustível para que o Barça pudesse chegar com uma postura “lá em cima” para o clássico diante do Real.

“Esse meu trabalho é relativamente novo, eu nunca consegui lidar com derrota, dói muito. E o dia que ela não doer mais, é porque você já está morto, você não sente mais. O bom foi ter um jogo grande na sequência (El Clásico), eu acho que esse jogo era importante para o time, mas o que eu achei mais legal foi a forma como os jogadores reagiram. Todo mundo ficou na m…, todo mundo ferrado, mas os moleques falaram ‘a gente vai voltar’. Isso é legal, é sinal que doeu, machucou, mas que eles estão com vontade. Isso que dá ilusão, o caminho é esse”.

Barcelona no Brasil?

Como antecipou com exclusividade a ESPN nas últimas semanas, a SP Turis, Diretoria de Eventos e Turismo de São Paulo, tem o interesse de trazer para o estado de um a dois jogos de pré-temporada do Barcelona a partir de 2026.

E Deco comentou sobre a possibilidade, admitindo que ela é real, vide a ligação histórica do Barça com o Brasil. E que tem coisa para andar nesse sentido.

“Não é a minha área, não sou do marketing, mas sempre achei que o Brasil é muito conectado com o Barcelona. Os maiores jogadores brasileiros da história passaram aqui: Ronaldo, Romário, Gaúcho, Rivaldo, agora Raphinha, Belletti na nossa época. Sempre teve essa ligação. É loucura que o Brasil tenha essa ligação e mantenha. Brasil merece, sim, ver o Barcelona. Tem coisa para andar”, finalizou.

play

0:52

Barcelona pode jogar no Brasil? Deco lembra histórico com jogadores e admite possibilidade: ‘Não tem como não pensar’

Atual diretor do clube concedeu entrevista exclusiva à ESPN

Próximos jogos do Barcelona:

Leitura obrigatória

Entre em contato

© Copyright 2024 por Diari Noticias

Diari Noticias
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.