De volta à Série A do Brasileirão após o inédito rebaixamento em 2023 e o título da Série B no ano passado, o Santos iniciou o Brasileirão 2025 preocupando sua torcida. Em oito rodadas até aqui, são apenas 5 pontos conquistados, no que representa o pior início do Peixe na era dos pontos corridos.
Nesta segunda-feira (12), no Allianz Parque, o time saiu de campo sob vaias após novo tropeço: empate em 0 a 0 contra o Ceará e 19ª colocação na tabela mantida.
Como só volta a campo no próximo dia 18 de maio, o Peixe completará um mês sem vencer, já que o último resultado positivo ocorreu em 16 de abril, na Vila Belmiro, contra o Atlético Mineiro. Desde então, são três derrotas e dois empates, contando Brasileirão e Copa do Brasil.
Campanha do ano do rebaixamento era bem superior à atual
Em 2023, quando caiu, o Santos teve um início relativamente tranquilo na Série A. Nos primeiros 8 jogos, foram 11 pontos conquistados, com 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Com esse mesmo retrospecto, o Alvinegro estaria hoje na parte de cima da tabela.
A pior campanha santista nas 8 primeiras rodadas nos pontos corridos até 2025 havia ocorrido no Brasileirão 2018: 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, com 7 pontos feitos.
Neste ano, o aproveitamento é ainda pior: 20%, com 1 vitória, 2 empates e 5 derrotas em 8 jogos. 5 pontos conquistados de 24 disputados.
O atual 16º colocado, primeiro fora do Z-4, é o São Paulo, com 9 pontos. Ou seja, mesmo que o Santos vença na próxima rodada e conte com derrotas dos times que vêm imediatamente acima, seguirá pelo menos até o início da 10ª rodada entre os quatro últimos colocados.
Vale lembrar que o Brasileirão será paralisado após a 12ª rodada para a disputa do Mundial de Clubes, então hoje há risco real de que o Peixe passe esse mês parado com a cobrança e a carga de novamente estar lutando contra a queda para a Série B.