Imaginou o peso de um número de camisa ser maior do que o preço de uma transferência milionária? Pois foi exatamente o que aconteceu com o meio-campista Joelinton, do Newcastle, um dos entrevistados da nova temporada do “Encontros Premier League”, produção da ESPN e da Premier League, com transmissão do Disney+.
Já com todos os episódios disponíveis no Disney+ , a série também tem Pep Guardiola, treinador do Manchester City, e Arne Slot, técnico campeão do Liverpool; Matheus Cunha, artilheiro do Wolverhampton; e João Pedro, que lidera o bom ano do Brighton.
Na conversa com o ex-volante Gilberto Silva, o atleta revelado pelo Sport relembrou a enorme pressão que viveu quando foi contratado a “peso de ouro” pelos Magpies, em 2019/20, após grande passagem pelo Hoffenheim, da Alemanha.
Na ocasião, Joelinton se tornou a contratação mais cara da história dos alvinegros, custando 40 milhões de libras. À época, o valor era equivalente a quase R$ 200 milhões (hoje, é quase R$ 300 milhões).
Ao chegar a St. James Park, ele ganhou a camisa 9, já que atuava como centroavante no Hoffenheim, mas não conseguiu corresponder. Na temporada de estreia, foram apenas quatro gols em 44 partidas, o que fez a imprensa inglesa cair “matando” em cima do brasileiro.
Sempre irônicos, muitos jornais descreveram Joelinton como um dos maiores flops da história do Campeonato Inglês.
Na conversa com a ESPN, o atleta abriu o coração e afirmou que o preço de sua contratação nunca atrapalhou seu desempenho, mas admitiu que o “peso” da camisa 9, famosa no Newcastle pelos tempos do lendário Alan Shearer, foi demais para ele.
“Eu não penso que o valor (da contratação) interferiu (no desempenho)… Eu acho que o peso de carregar a camisa 9, que é muito pesada nesse clube, sim… Tem a tradição do Alan Shearer”, afirmou.
“Sobre os valores, a gente vê no futebol os valores astronômicos. Então, eu não tenho culpa por ter custado esse preço. Foram os clubes (que negociaram o preço). Então, em termos de valor, isso nunca me atrapalhou”, ressaltou.
“Atrapalhou, sim, ser o 9… Ter que resolver, fazer os gols. E as coisas no início não saíram como a gente desejava. Mas não me arrependo. Foi um passo importante na minha carreira. Sou muito orgulhoso de poder vestir a camisa desse clube”, exaltou.
As coisas começaram a mudar de maneira drástica para Joelinton a partir da temporada 2021/22, quando Eddie Howe assumiu o comando do time do norte da Inglaterra.
O treinador recuou o brasileiro para jogar como volante e participou nos bastidores da mudança de numeração: o jogador deixou a camisa 9 e assumiu a 7.
Depois disso, o futebol do agora meio-campista floresceu, com o ex-Sport se transformando em um dos grandes destaques da Premier League nos últimos anos, chegando inclusive à seleção brasileira.
Onde assistir ao ‘Encontros Premier League‘?
O episódio com Joelinton estará disponível neste sábado (17), no Disney+. A temporada também conta com entrevistas com Arne Slot (Liverpool), Matheus Cunha (Wolverhampton) e João Pedro (Brighton).