Interventor da CBF faz reunião com Ancelotti em meio a caos político; veja bastidores

O momento político agitado da Confederação Brasileira de Futebol foi tema de uma reunião no início da tarde da última sexta-feira (16) entre Fernando Sarney, interventor da CBF, e Carlo Ancelotti.

Segundo apurou a ESPN, a conversa por vídeo serviu para acalmar o treinador italiano sobre os bastidores da entidade.

O técnico foi anunciado na segunda-feira (12) como novo comandante da seleção brasileira. Depois disso, no entanto, Ednaldo Rodrigues, agora ex-presidente da CBF, foi destituído do cargo após determinação da 19ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

De acordo com apuração da ESPN, Ancelotti estava preocupado com a intervenção e queria entender o que estava acontecendo, além dos próximos passos e a quem deveria se reportar.

Além do treinador e Fernando Sarney, estiveram presentes membros do corpo jurídico que está participando desta transição na Confederação Brasileira de Futebol.

O recado passado ao italiano foi claro: que a seleção brasileira é completamente independente da CBF, e que a parte técnica nunca será afetada pela política da entidade.

Ainda segundo soube a ESPN, Ancelotti agradeceu a Sarney e aos outros participantes pela preocupação e atenção, reafirmando que segue fechado com assumir a seleção brasileira. O contrato do italiano vai até o fim da Copa do Mundo de 2026.

A reportagem apurou ainda que uma nova conversa entre as partes está prevista para o início da próxima semana.

Data da apresentação pode ser alterada

Como a ESPN revelou neste sábado (17), a apresentação de Carlo Ancelotti na seleção poderá ter alteração.

Inicialmente previsto para o dia 26 de maio, uma segunda-feira, o compromisso pode ganhar nova data após requerimento de Samir Xaud, um dos pré-candidatos à presidência da Confederação Brasileira de Futebol.

O ainda vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol apresentou um requerimento para que a Assembleia Geral que definirá o sucessor de Ednaldo Rodrigues aconteça no dia 26 de maio, segunda-feira, um dia após a data que foi definida na tarde de sexta-feira (16) pelo interventor da CBF, Fernando Sarney.

A justificativa é de que a eleição realizada em um domingo poderá ser atrapalhada por conta da rodada das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

“A fim de garantir um processo eleitoral que seja o mais amplo possível, parece interessante que a seja realizada em data – como, por exemplo, 26 de maio de 2025 (segunda-feira) – que facilite a participação de todos os atores do colégio eleitoral em ocasião tão relevante para o futebol brasileiro”, cita o requerimento de Samir Xaud a Fernando Sarney.

“Dessa forma, requeiro respeitosamente que se avalie a possibilidade dessa pequena alteração na data da Assembleia Geral Eleitoral, de forma a ampliar ao máximo a participação democrática no processo, atendendo ao mesmo tempo a decisão judicial do TJRJ”.

Acontece que a apresentação de Carlo Ancelotti está marcada justamente para o dia 26 de maio, no Rio de Janeiro, quando o italiano deve anunciar a primeira convocação para os jogos da seleção brasileira contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

photo1>

No processo, serão eleitos um presidente, oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal, que cumprirão mandato entre 2025 e 2029.

Os interessados em concorrer ao cargo devem inscrever suas chapas entre 18 e 20 de maio, quando termina o prazo para registro.

O pleito, porém, pode nem ocorrer, já que Ednaldo acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda nesta sexta para tentar cancelar a eleição.

Vale lembrar que Rodrigues também entrou já na quinta-feira (15) com pedido no Supremo para ser reintegrado ao seu cargo.

Em paralelo a isso, a defesa de Ednaldo requer também que o ministro Gilmar Mendes “reconheça a ilegalidade da designação do Sr. Fernando José Macieira Sarney como interventor da CBF, por flagrante afronta ao art. 64 do Estatuto da entidade”.

O artigo citado aponta que “em caso de vacância ou afastamento da presidência, seja observado o regramento estatutário vigente, com a assunção interina do cargo pelo diretor mais idoso, Sr. Hélio Menezes, até a realização da Assembleia Geral nos termos previstos”.

Leitura obrigatória

Entre em contato

© Copyright 2024 por Diari Noticias

Diari Noticias
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.