Neste domingo o Oklahoma City Thunder venceu o Jogo 7 contra o Denver Nuggets e avançou para a Final da Conferência Oeste. O resultado garantiu também um feito inédito na história da NBA: teremos o sétimo campeão diferente nas últimas sete temporadas.
Tanto o Oklahoma City Thunder quanto seu adversário, Minnesota Timberwolves, além dos finalistas do Leste, New York Knicks e Indiana Pacers, não vencem a NBA há algum tempo. O ganhador se juntará a um grupo seleto – e diferente – de franquias que ergueram o troféu Larry O’Brien nos últimos anos.
A maior sequência da liga sem repetir um campeão é justamente a atual, com seis, feito que também ocorreu entre 1975 e 1980:
-
1975: Golden State Warriors
-
1976: Boston Celtics
-
1977: Portland Trail Blazers
-
1978: Washington Bullets (atual Washington Wizards)
-
1979: Seattle Supersonics (atual Oklahoma City Thunder)
-
1980: Los Angeles Lakers
O fenômeno dos últimos anos pode ser explicado pela mudança na maneira como as equipes montam seus elencos, tendo um plantel mais robusto para potencializar o jogo de uma ou duas estrelas, ao invés de tentar montar super times com um número menor de atletas. Este movimento também está atrelado às mudanças recentes nas regras salariais, que transformaram a estratégia de contratação dos times. Por fim, o empoderamento dos atletas, que conseguem exigir contratos mais curtos para que tenham maior possibilidade de aumentar o salário ao longo dos anos, faz com que fique mais difícil manter um núcleo campeão por muitos anos.
As diferentes combinações para a Final também podem gerar algumas marcas de efeito para as franquias. Os Timberwolves, por exemplo, nunca alcançaram a final da liga. Já os Knicks pode quebrar uma longa ausência: a última aparição foi em 1999, quando perderam para o San Antonio Spurs por 4 a 1. O último título é ainda mais distante, em 1973. Os Pacers, por sua vez, jogaram a decisão no ano seguinte, em 2000, em sua única aparição na história. Na ocasião, perderam para os Lakers por 4 a 2.
Dos quatro sobreviventes, OKC é o único que disputou nos últimos 15 anos: chegou à final da NBA em 2012, quando perderam para o Miami Heat por 4 a 1. O último título, porém, é no longínquo 1979, ainda na época do Seattle Supersonics.
As Finais de Conferência da NBA começam nesta terça-feira (20) com o Jogo 1 do Oeste entre Oklahoma City Thunder e Minnesota Timberwolves às 21h30 (de Brasília), com transmissão da ESPN e Disney+.