Campeão inglês desde a 34ª rodada, o Liverpool tropeçou fora de casa na Premier League. Nesta segunda-feira (19), no Amex Stadium, os Reds ficaram mais de uma vez na frente do placar diante do Brighton, mas cederam virada por 3 a 2 nos minutos finais, em duelo com transmissão no Disney+.
O resultado nada influencia para os campeões ingleses, que, inclusive, foram a campo com um time misto. Porém, os pontos somados foram de suma importância para os Seagulls.
Com o triunfo, o Brighton foi a 58 pontos e assumiu o 8° lugar na tabela, que pode dar uma vaga à próxima edição da Conference League.
A definição, porém, ficará apenas para a última rodada, que terá todos os 10 jogos disputados no próximo domingo (25), às 12h (de Brasília), também com transmissão ao vivo no Disney+.
Brentford, Fulham e Bournemouth, que ainda tem 36 jogos, também brigam pela vaga na competição europeia via Campeonato Inglês.
Tudo, porém, vai depender do resultado do Chelsea na decisão da Conference contra o Real Betis, além da sua posição final na tabela da Premier League.
Como foi o jogo
Fora de casa, mas contando com o apoio de torcedores nas arquibancadas, o Liverpool não demorou a abrir o placar.
Logo aos 9 minutos, Conor Bradley fez boa jogada pela direita, “canetou” a defesa do Brighton e tocou rasteiro na área para Harvey Elliott, que só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes.
Apesar do gol sofrido, o Brighton foi buscar no final da primeira etapa. Aos 32, Brajan Gruda deixou Ayari na cara do gol, e o sueco marcou o 1 a 1.
Ainda na primeira etapa, os Reds voltaram a ficar em vantagem no placar. Nos acréscimos, após jogada ensaiada, Szoboszlai finalizou com muita categoria e fez uma pintura para o 2 a 1.
Na volta do intervalo, os campeões ingleses ainda tiveram a chance de ampliar o placar, mas Mohamed Salah, com o gol livre, desperdiçou uma chance claríssima.
E a falha custou caro, já que os Seagulls chegaram novamente ao empate após gol de Mitoma.
O atacante japonês aproveitou rebote de Alisson dentro da área após chute de Danny Welbeck e fez o 2 a 2.
No fim – e com muita emoção – os donos da casa consumaram a virada épica. Jack Hinshelwood, de apenas 20 anos, estufou as redes aos 40 minutos, o bandeirinha marcou impedimento, mas após uma longa checagem do VAR o gol foi validado para a euforia dos torcedores do Brighton.
Classificação na Premier League:
-
Brighton: 8° colocado, com 58 pontos
-
Liverpool: 1° colocado, com 83 pontos