Por que vencer em Mônaco seria ‘zerar o jogo’ para Bortoleto na Fórmula 1

O calendário da Fórmula 1 avança tão rápido quanto os 20 carros que competem na principal categoria do automobilismo. E a oitava etapa do campeonato chega como uma das mais icônicas do calendário: o Grande Prêmio de Mônaco.

O circuito que consagrou Ayrton Senna, até hoje maior vencedor no Principado (seis vezes), volta a receber um brasileiro pela primeira vez desde 2017. Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, guiará desta sexta (23) até domingo (25) nas famosas ruas do pequeno país independente que fica dentro da França (assim como o Vaticano dentro da Itália).

Mas não será a estreia de Bortoleto em Monte Carlo. O brasileiro já correu nesta pista, mas por categorias inferiores – e nunca venceu. Em 2024, ele ficou com a segunda colocação na sprint race da Fórmula 2 e em oitavo na corrida principal. À ESPN, Isabella Bernardini, namorada de Gabriel, contou sobre a relação do piloto com a pista.

“É justo dizer que essa é uma das pistas favoritas dele. Ele gosta muito dessa pista por ser um circuito de rua, cercado por muros, o que exige que os pilotos estejam sempre no limite.”

“Além disso, Senna – que é sua maior inspiração – teve corridas históricas lá. Acho que a mistura de complexidade técnica, simbolismo e legado fazem essa pista ser especial para muitos pilotos”, completou a estudante.

Em sua temporada de estreia na F1, o brasileiro ainda busca conquistar os primeiros pontos no Mundial de pilotos. Embora a disputa pelas primeiras posições pareça um desafio para o novato, vencer no lendário circuito é um dos maiores sonhos do piloto nascido em Osasco (São Paulo), como revela Sérgio Silva, seu preparador físico.

“Ele falou: ‘Tem uma pista que, se eu vencer, não quero correr mais, que é Mônaco’. Eu falei: cara, você está maluco, tem que ganhar tudo que você puder ganhar.”

Isabella ri ao ouvir a história e explica o lado do namorado. “Entendo essa fala como uma forma de dizer que ganhar em Mônaco é como zerar o jogo. É como atingir um grande objetivo e deve ser uma sensação difícil de ser superada em outras pistas. É um grande sonho dele vencer em Mônaco, sim”.

Se vencer em Mônaco ainda é um sonho que parece distante, Isabella se diz orgulhosa das primeiras corridas de Gabriel e projeta um futuro feliz para o piloto.

“Ele sempre foi muito resiliente e sabe trabalhar em equipe. Tenho certeza de que, no futuro, ele vai realizar muitos sonhos nas pistas. As dificuldades fazem parte do processo. Estou muito orgulhosa de vê-lo crescer.”

Ao site oficial da Sauber, Gabriel projetou a oitava etapa do campeonato. “É incrível correr em Mônaco – a atmosfera, a história e os desafios fazem este fim de semana ser realmente icônico. Estou animado para voltar à pista e dar tudo o que tenho.”

O Grande Prêmio de Mônaco acontece neste domingo (25), com a largada prevista para 10h (de Brasília). Existe a probabilidade de chuva durante a classificação no sábado (24). Para a corrida, a FIA estabeleceu a obrigatoriedade de troca dos pneus pelo menos duas vezes.

Leitura obrigatória

Entre em contato

© Copyright 2024 por Diari Noticias

Diari Noticias
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.