Time sem goleiro? Técnico do Liverpool fala à ESPN sobre próxima revolução

No futsal, quando um time está em desvantagem no placar, é comum ver o treinador trocar o goleiro “tradicional” por um goleiro-linha, cuja função é, além de defender, ajudar na construção das jogadas e criar superioridade numérica no ataque. Em entrevista à ESPN, o técnico do Liverpool, Arne Slot, acredita que essa pode vir a ser a “próxima revolução” no futebol.

Campeão da Premier League em sua primeira temporada à frente dos Reds, Slot recebeu o pentacampeão Gilberto Silva e abriu o jogo sobre como enxerga o futebol, exaltou o legado de seu antecessor, Jürgen Klopp, e projetou o futuro do jogo dentro das quatro linhas.

Arne Slot não foi o único a abrir o coração ao ex-jogador brasileiro. A temporada do “Encontros Premier League”, que já tem todos os episódios disponíveis no Disney+, também tem Pep Guardiola, técnico do Manchester City; Matheus Cunha, artilheiro do Wolverhampton; Joelinton, que venceu a Copa da Liga Inglesa com o Newcastle; e João Pedro, uma das grandes referências no bom ano do Brighton.

O episódio com Slot é compartilhado com Guardiola, em um mergulho na cabeça dos dois treinadores que agora sabem o que é vencer a Premier League. Se o espanhol já é multicampeão e reconhecido como um dos maiores da história, o técnico holandês do Liverpool recém iniciou sua trajetória na elite do futebol mundial, mas começou com chave de ouro.

‘Próxima revolução’

“Eu não ficaria surpreso se, em dado momento, algum time que estivesse perdendo no fim do jogo trocasse o goleiro por um jogador de linha, isso é uma coisa que está na minha cabeça, pelo menos. Não se sabe se a Fifa ou a Uefa vão mudar algumas regras. Então, isso pode acontecer, já que você vê goleiros jogando junto da linha de zagueiros algumas vezes”, afirmou Slot à ESPN.

Outra mudança possível, mas que não agrada o treinador do Liverpool, seria alterar o tempo de jogo e coibir a famosa “cera”.

“Eu não acho que isso é o ideal no futebol, é normal que um time que está vencendo use essa tática a seu favor, é comum ver isso acontecer com times que enfrentamos. Então, nesse caso, ter uma pausa no tempo de jogo seria a solução, mas eu não sou a favor disso, porque pode acabar com a intensidade do jogo. Um árbitro não pode prever que alguém está atrasando o jogo de propósito. Acho que a própria Premier League é muito popular por ser uma liga intensa”, opinou.

Além da intensidade dos jogos, Slot vê a qualidade dos jogadores e o equilíbrio financeiro e de nível técnico como os principais diferenciais do Campeonato Inglês.

“Fora da Inglaterra você nota uma disparidade na qualidade técnica entre os primeiros cinco colocados e os demais times da tabela, porque na maioria dos campeonatos você também encontra uma diferença financeira muito grande, enquanto aqui a Premier League distribui a renda de uma maneira que todos os times acabam tendo uma boa quantidade de dinheiro para investimentos, e além disso os clubes têm donos com dinheiro”.

“Claro que há jogos para nós que têm um peso maior, como é o caso contra o Everton ou outros clubes que brigam pelos títulos, mas temos jogos difíceis contra várias equipes. Um exemplo é o Wolves, que vencemos os dois jogos por 2 a 1, mas ambos foram de uma disputa muito acirrada e o placar mostra isso”.

Legado de Klopp e o diferencial do Liverpool

“Antes de vir ao Liverpool, eu sabia que Jürgen (Klopp) tinha deixado o clube em bons ares, principalmente na cultura. Vi na última temporada que os jogadores se esforçavam muito, vi também em alguns treinamentos como eles se dedicavam, então, sabia que os jogadores estavam em boas mãos. Então eu sabia que poderíamos fazer uma boa temporada, mas não poderíamos imaginar um lugar melhor do que estamos agora”, disse o campeão da Premier League.

Apenas o 21º técnico a dirigir o Liverpool em toda sua história, desde 1892, o holandês parece saber onde pisa e entender o porquê dos Reds serem diferentes dos demais.

“Este clube me mostra que não é sobre o dinheiro que você gasta, que você pode ganhar títulos jogando no estilo do Liverpool, então é isso que estamos tentando fazer”.

Quando cita a “cultura” deixada por Klopp, é desse tipo de coisa que Slot fala. Para o clube, mais do que vencer, é importante construir um legado, manter uma relação de proximidade com a comunidade, a cidade e sua apaixonada torcida. Estrear com um título de Premier League em sua primeira temporada certamente torna mais leve essa adaptação do holandês, que parece estar em casa, como se ali estivesse há anos.

“O meu sonho é o sonho de todo torcedor, de todo jogador, de todo funcionário do clube, se você trabalha duro como trabalhamos, se você é tão apaixonado que motiva o time dentro e fora de casa, nosso objetivo é sempre este… vencer títulos”.

Influência da escola holandesa e técnicos ‘modelos’

Treinador de equipes profissionais desde 2019, quando foi promovido de auxiliar a técnico principal do AZ Alkmaar, equipe dos Países Baixos, Arne Slot ainda é jovem para o cargo: aos 46 anos, já é campeão da Premier League. Questionado sobre suas inspirações e sua conexão com o ‘Futebol Total‘ holandês, Slot surpreende ao citar suas referências.

“Quando Rinus Michels e Johan Cruyff tiveram sucesso, eu ainda era criança, tinha uns 8, 9 ou 10 anos. Então, não lembro muito do estilo de jogo deles. Hoje em dia é mais fácil você analisar como um treinador joga, tem vídeos no YouTube, mas naquela época não tinham tantos vídeos mostrando como estes treinadores jogavam. Então acho que me influenciei mais por treinadores mais recentes ou jeitos de jogar de times mais novos”.

Ele cita como referências, além de Klopp, Mourinho e Guardiola, antagônicos em estilos e cores que vestiam na década passada, com a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona em evidência.

“Nem sempre temos que pegar características dos melhores treinadores. Às vezes, eu vejo jogos de outros times e encontro boas ideias, mas acredito que fui influenciado pelos principais treinadores que dominaram os últimos 10 ou 15 anos”, resume.

Ao mesmo tempo, o holandês assume que gosta de ler análises que comparam seu estilo de jogo com os de Cruyff e Michels, referências de seu país. “Dizer que fui influenciado por eles seria maravilhoso, mas não seria verdadeiro”.

Seu Liverpool da temporada 2024/25 ficou marcado, sobretudo, pela intensidade, a consistência defensiva e a pressão sem a bola. “Acredito que, pelo que está se desenhando, a maioria dos times que querem vencer títulos acaba adotando uma tática centrada na posse de bola”, opina Arne Slot.

Leitura obrigatória

Entre em contato

© Copyright 2024 por Diari Noticias

Diari Noticias
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.