Quem é o ‘Rodrigo Hilbert’ que tenta fazer história na Champions

Para chegar à decisão desde sábado (31), contra o Paris Saint-Germain, a Inter de Milão conseguiu uma virada inacreditável para cima do Barcelona na Uefa Champions League. Embora tenha feito quatro gols no jogo que selou a classificação, o grande herói do time foi o seu goleiro, Yann Sommer.

Quando o time parecia prestes a ceder à pressão dos espanhóis, lá estava ele — parando tudo, inclusive um chute à queima-roupa de Lamine Yamal, a sensação de 17 anos do Barça. A atuação viralizou nas redes sociais, com torcedores chamando o goleiro de “pai do Yamal” e “paredão suíço”.

Embora muita gente tenha se espantado com a atuação, quem acompanha o futebol europeu há mais tempo sabe: isso não foi acaso.

Rival do Brasil nas Copas do Mundo de 2018 e 2022, Sommer foi o nome da Suíça na Eurocopa de 2021, quando sua seleção eliminou a campeã mundial França nos pênaltis, com o goleiro defendendo a cobrança decisiva de Mbappé. Nas quartas, contra a Espanha, o arqueiro defendeu oito bolas na prorrogação e ainda pegou mais um pênalti. Mesmo sendo eliminado, ele saiu consagrado.

Com 94 jogos pela seleção, Sommer participou de três Copas e duas Euros, aposentando-se do time nacional em agosto de 2024, pouco depois da disputa do torneio de seleções na Alemanha.

Por clubes, o goleiro teve que suar a camisa para atingiu o ápice. Ele começou a carreira no Basel, passou por Vaduz e Grasshopper, antes de brilhar no Borussia Monchengladbach, onde virou ídolo mesmo sem títulos. Em 2023, após bater o recorde de 19 defesas em um jogo da Bundesliga, contra o Bayern de Munique, foi contratado justamente pelo clube bávaro para substituir Manuel Neuer, que estava machucado.

No Bayern, conquistou seu primeiro título na Alemanha, mas foi na Inter de Milão que Sommer encontrou sua consagração internacional. Após eliminar o próprio time alemão e o Barcelona na campanha da Champions, está a 90 minutos de conquistar o maior título de sua carreira.

Por tudo isso, ele já recebeu elogios de ninguém menos do que Peter Schmeichel, lenda dinamarquesa e um dos grandes ídolos do Manchester United: “Yann Sommer é um dos goleiros mais subestimados da Europa. Não é o mais alto, mas joga futebol como poucos”. Para Van der Vaart, holandês que atuou por Ajax, Real Madrid e Hamburgo, Sommer não é bom apenas com as mãos: “É melhor com os pés do que a maioria dos jogadores de linha. E isso não é brincadeira”.

E todo esse sucesso não se resume apenas aos campos. Sommer é bem mais do que um goleiro. Ele é também um “homem pop”, já que canta, cozinha, toca piano, violão, é pai, curte fotografia e ama gastronomia. Um combo tão completo que daria inveja até a Rodrigo Hilbert, ator, apresentador e modelo que virou meme em anos recentes por fazer de tudo (e mais um pouco).

Como se não bastasse tudo isso, ainda é amigo pessoal de ninguém menos do que Roger Federer, um dos maiores tenistas da história. Nascido em Morges, o goleiro cresceu em Basel, mesma cidade de Federer, de quem virou amigo próximo.

“Sempre prestei atenção para ver como ele jogava, como consegue manter a calma sob muita pressão. E, apesar de seu sucesso mundial, continua sendo uma pessoa humilde”, disse Sommer, em uma entrevista recente em que contou sobre a relação com o compatriota. “Somos da mesma cidade e criamos uma boa relação. Os suíços têm muito orgulho dele e do que ele representa para nosso país”.

Além do tênis, a paixão pelo rock também marca o goleiro, que toca violão, piano e canta. Fã de Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, ele estudou música em Düsseldorf e costuma tocar nas horas vagas para relaxar.

Durante anos, ele manteve o blog “Sommerkocht” (algo como “Sommer cozinha”), onde compartilhava receitas — muitas vegetarianas — inspiradas nas férias no sul da França.

“Nasci em uma família gourmet. Adorava fazer compras nos mercados da Provença, sentir os aromas, ver as cores, o azeite de oliva, o presunto fresco, as trufas. Mas sou apenas um amante da cozinha”, afirmou.

Próximos jogos da Inter de Milão:

Leitura obrigatória

Entre em contato

© Copyright 2024 por Diari Noticias

Diari Noticias
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.