A UEFA confirmou o polêmico novo regulamento de classificação para as oitavas de final da Champions League. Agora, os quatro clubes mais bem classificados na fase de liga terão a vantagem de jogar a partida de volta tanto das oitavas de final quanto das quartas em casa; posteriormente, os dois melhores fazem as semifinais em casa. Esses confrontos eram definidos antes em sorteio.
Quando a mudança de regras foi anunciada em maio, esperava-se que esse benefício se estendesse ao top 4 também nas semis, por isso, a confirmação das diretrizes gerou alguma controvérsia no velho continente. A revisão partiu de uma reclamação do Arsenal em 2024/25.
O clube londrino ficou incomodado por ter que jogar o jogo de volta da semifinal da Champions League contra o PSG na França, apesar de terem ficado em terceiro lugar na fase liga, enquanto a equipe de Luis Enrique passou em 15º. Essa mudança, no entanto, não teria sido de todo benéfica ao time de Mikel Arteta se já tivesse sido implementada.
Como o PSG eliminou o Liverpool, o número 1 do ranking, nas oitavas de final, o representante da Ligue 1 “tomou” a prioridade em casa dos ingleses. Assim, apesar de ser o 15º, teria garantido o jogo de volta em casa nas quartas de final e nas semifinais.
Esse fator acaba oferecendo menos incentivo para obter uma classificação mais alta entre os oito primeiros e dá a chance para um time fora das primeiras posições obter a prioridade muito rapidamente e cria uma divisão adicional na chave eliminatória.
Em suma, fica impossível para as equipes que terminarem em terceiro ou quarto lugar fazer o jogo de volta de uma semi em casa, pois não pegam nenhum dos ponteiros e, assim, não conseguem ‘roubar’ a prioridade.
Se essa regra já estivesse em vigor em 2024/25, teria alterado o duelo entre Barcelona x Inter de Milão. O time da Serie A, que chegou à final, foi sorteado para fazer a volta em casa na temporada passada, mas com o novo sistema, os catalães teriam prioridade.
A mudança no regulamento também se aplica à Europa League, à Conference League e à Liga dos Campeões Feminina. A edição atual da Champions League começou na última terça-feira (8), com a primeira rodada de qualificação.