A vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo no Maracanã ficou até em segundo plano por conta da bombástica entrevista coletiva de Filipe Luís. O treinador do Flamengo, que criticou bastante o comportamento de Pedro, barrado da partida, falou também sobre o presente e o futuro do elenco rubro-negro.
Filipe deixou claro que participa do planejamento em busca de reforços, mas que a palavra final sobre reforços é da diretoria.
“É uma pergunta para o Boto. Eu passei para o clube o que eu acho que a equipe precisa, as posições que a gente precisa reforçar, as características dos jogadores que eu gostaria que chegassem. É o clube que mapeia, que contrata, que cancela, que toma as decisões. O jogador que eles colocarem para mim, o meu trabalho é fazer eles renderem o máximo possível”, iniciou, deixando claro que considera que o elenco precisa de novas peças. “Sabemos que tem que chegar gente. Perdemos bastante jogadores e precisam chegar outros pra poder elevar o nível do elenco, que já é altamente qualificado.”
Com a saída de Gerson para o Zenit, o Flamengo mira uma reposição no setor — e não apenas para a função de meia. Filipe quer um jogador versátil, capaz de ocupar diferentes espaços:
“Acredito que nós precisamos de um meia. Que possa repor o Gerson, mas também o Arrascaeta. Que possa fazer essas funções e que possa cumprir o corredor central. O clube está estudando, analisando e fazendo propostas para os jogadores que tem interesse para a gente repor o meio-campo.”
Apesar da perda importante, Filipe vê o atual elenco com boas opções internas para suprir a ausência do ex-capitão: “Perdemos até então o capitão, que eu sou muito agradecido ao que ele fez por mim e pela equipe, desejo muita sorte ao Gerson, mas temos que olhar pra frente. Ele já não está mais e não temos que ficar falando dos jogadores que não estão mais aqui. Temos o Luiz Araújo, o Plata, e temos o Matheus, o Lorran. E o Wallace Yan também já jogou aí e fez gol no Mundial. Por sorte, estamos bem servidos nessa posição.
Outro tema abordado foi a possível saída do lateral-direito Wesley, alvo de clubes europeus. O treinador admitiu que ainda não foi comunicado oficialmente sobre nenhuma proposta, mas sabe que o clube pode ser forçado a se mexer.
“Sobre o Wesley, até agora não fui comunicado de absolutamente nada. Espero e conto com ele, um lateral que tem um futuro brilhante. Não me estranharia se vierem e pagarem o que o clube pede, vamos ter que repor. Temos o Varela, todo mundo sabe a qualidade e a confiança que nos passa, mas claro que vamos buscar peça de reposição.”