Hugo Calderano fez história. O brasileiro venceu o chinês Wang Chuqin na madrugada deste sábado (19) e se classificou para a final da Copa do Mundo de tênis de mesa. Ele é o primeiro atleta nascido fora da Ásia ou da Europa a conseguir vaga na decisão. A disputa pelo ouro será já neste domingo (20), às 9h15 (de Brasília), contra Lin Shidong, número 1 do mundo e também chinês.
A semifinal contra Wang Chuqin foi vencida de virada, por 4 a 3, com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/5 e 12/10. O adversário é o número 2 do mundo — Calderano é o 5.
“Estou muito feliz. Chegar à final da Copa do Mundo é algo que qualquer atleta de tênis de mesa sonha. Vou com tudo para a decisão. Vai ser um jogo incrível e, acima de tudo, vou tentar aproveitar ao máximo”, disse, ao site Olympics.
“Foi muito importante a parte mental, não me deixar abalar. Eu simplesmente poderia aceitar que ele estava jogando em um nível incrível e que eu não conseguiria ganhar hoje. Continuei acreditando até o fim e consegui reverter o placar. No último set, ele voltou a jogar melhor, mas também consegui subir o meu nível no momento mais importante”, seguiu.
“Foi um jogo incrível. Comecei muito bem, vencendo o primeiro set. Depois, por três sets ele jogou em um nível absurdo. Mas eu mantive a tranquilidade, sempre focado, tentando achar as soluções táticas e técnicas. Consegui voltar para a partida, e no último set a minha frieza nos momentos decisivos foi muito importante para ganhar o jogo”, finalizou.