Nesta segunda-feira (12), o Dallas Mavericks venceu a loteria do Draft e terá a primeira escolha no recrutamento de 2025 da NBA, que acontece no próximo dia 25 de junho.
A não ser que algo muito extraordinário aconteça, os Mavericks irão escolher Cooper Flagg na 1ª posição. Mas quem é o fenômeno de Duke que promete mudar a história da franquia?
Eleito o melhor jogador do College em 2025, o ala de Duke é um dos maiores prospectos recentes da NBA. Em sua única temporada com a camisa dos Blue Devils, Flagg teve médias de 19,2 pontos, 7,5 rebotes e 4,2 assistências por partida, tendo feito 37 jogos.
No March Madness, Flagg levou Duke até o Final Four, a semifinal, onde a equipe foi derrotada por Houston em uma partida que o ala teve 27 pontos, sete rebotes e três tocos. No entanto, sua grande atuação no torneio veio na vitória sore Arizona, quando ele teve 30 pontos, seis rebotes e sete assistências.
Apesar do tamanho que o deixa jogar em qualquer uma das posições “maiores” do basquete, Flagg demonstra muita capacidade de armar o jogo e, também, é bastante agressivo na defesa – foram 1,6 roubos de bola por partida por Duke.
Alguns scouts americanos comparam Flagg ao lendário Scottie Pippen, eterno parceiro de Michael Jordan nos seis títulos do Chicago Bulls.