A CONMEBOL Libertadores pode conhecer mais cinco classificados às oitavas de final nesta quinta-feira (15), quando cinco partidas encerram a penúltima rodada da fase de grupos.
River Plate e LDU dependem apenas de si, enquanto Central Córdoba, Libertad e Atlético Nacional, que já entraram em campo, dependem da combinação de resultados.
Na última quarta-feira (14), São Paulo, Racing, Peñarol e Vélez Sarsfield se juntaram ao Palmeiras, que foi o primeiro classificado ao avançar após a quarta rodada.
A ESPN detalha abaixo o cenário de cada clube para a classificação às oitavas:
Líder isolado do Grupo B, com oito pontos, o River Plate precisa de uma vitória simples sobre o Independiente del Valle, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. De quebra, os Millonarios garantiriam o primeiro lugar antes mesmo da última rodada.
Invicto e líder do Grupo C, com 11 pontos, o Central Córdoba ganhou do Deportivo Táchira, fora de casa, na última terça-feira (13), e vai “secar” o Flamengo contra a LDU, no Maracanã. Empate ou derrota rubro-negra classificam os argentinos.
Na vice-liderança do Grupo C, com oito pontos, a LDU tem a oportunidade de eliminar o Flamengo. Uma vitória no Maracanã faria os equatorianos abrirem sete de vantagem para o rubro-negro carioca. Esse resultado definiria os dois classificados da chave antes da rodada final.
O empate com o São Paulo no Morumbis fez o Libertad chegar aos oito pontos. Na vice-liderança do Grupo D, o time paraguaio avança se o eliminado Talleres ganhar do Alianza Lima, na Argentina, pois não poderia ser mais alcançado pelos peruanos, que têm quatro pontos.
Com a vitória sobre o Bahia, por 1 a 0, o Atlético Nacional chegou aos nove pontos e assumiu a liderança do Grupo F. Os colombianos avançam antecipadamente às oitavas de final se o Nacional não ganhar do Internacional, no Uruguai.
Isso porque Internacional e Bahia fazem um confronto direto na última rodada, no Beira-Rio.