O Bahia é um dos semifinalistas da Copa do Nordeste. Nesta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, o Esquadrão de Aço recebeu o Fortaleza pelas quartas, em duelo com transmissão no Disney+, e venceu por 2 a 1.
Classificados, os baianos enfrentam o Ceará na semifinal após o Vozão eliminar o Sport nos pênaltis, em plena Ilha do Retiro.
Do outro lado da chave, CSA e Confiança, que eliminaram respectivamente Ferroviário e Vitória, se enfrentam em busca de uma vaga na grande decisão.
Depois de eliminar os atuais campeões, o Bahia mantém vivo o sonho de dar fim ao jejum de títulos no regional – que dura desde 2021 – e conquistar a sua quinta taça, que faria do Tricolor o maior vencedor, superando até mesmo o arquirrival Vitória, que também tem quatro títulos.
Mesmo depois da pausa de quase um mês sem entrar em campo por conta do Mundial de Clubes, o Laion segue em péssima fase sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, que perdeu a quinta partida seguida na temporada e não vence desde o início de maio.
O jogo
Assim que a bola rolou em Salvador, o domínio foi total do Bahia sobre o Fortaleza.
A primeira grande chance dos donos da casa foi com Luciano Juba, que carimbou a trave após finalização.
Depois foi a vez de João Ricardo fazer uma defesa milagrosa e defender cabeçada de David Duarte que ia no ângulo.
O placar foi aberto somente nos minutos finais. E foram dois gols praticamente em sequência do Esquadrão de Aço.
O primeiro marcado após a arbitragem assinalar pênalti a favor dos donos da casa. Emmanuel Martínez fez falta em Gilberto dentro da área, o VAR recomendou a revisão do lance e então a infração foi marcada.
Na cobrança, Willian José bateu muito bem, no cantinho de João Ricardo, e fez 1 a 0 aos 40 minutos da etapa inicial.
O Bahia ainda ampliou nos acréscimos. E graças a uma falha bisonha do arqueiro do Laion, que não segurou finalização de muito longe de Caio Alexandre, que fez a famosa “lei do ex” imperar na capital baiana.
Na volta do intervalo, o duelo foi mais equilibrado. Mas o segundo tempo começou com um “susto” para os cearenses. Logo aos 9 minutos, o árbitro assinalou mais um pênalti para o Bahia, após toque no braço de Gustavo Mancha na área, mas após revisão no monitor do VAR a arbitragem voltou atrás e anulou a marcação.
Minutos depois o Fortaleza descontou. Matheus Pereira acertou um chute de fora da área e pressionou o Bahia na sua própria casa, construindo uma sequência de oportunidades que levaram muito perigo à meta defendida por Marcos Felipe.
Nos acréscimos, até João Ricardo foi para o ataque para tentar estufar as redes após cobrança de escanteio, mas sem sucesso. Com isso, o Bahia ficou com a vaga.
Com o apito final, os jogadores do Fortaleza partiram para cima do árbitro e Brítez e Diogo Barbosa foram expulsos.