O São Paulo oficializou nesta quinta-feira (10) a venda do meia Matheus Alves ao CSKA Moscou, da Rússia. Embora os valores da negociação não tenham sido divulgados, a apuração da ESPN indica que ela deva render cerca de 6 milhões de euros (R$ 38,2 milhões) aos cofres do clube, além de 25% de mais-valia numa futura venda do jogador.
Destaque da base, Matheus Alves, de 20 anos, foi um dos pilares do Tricolor na conquista da Copinha 2025. Antes disso, o meia também havia conquistado a Dallas Cup Sub-19 e a Copa do Brasil Sub-20, ambas em 2024. Sua estreia pelo profissional aconteceu em janeiro deste ano, no empate sem gols com o Botafogo-SP pelo Campeonato Paulista, quando o São Paulo entrou em campo com uma equipe alternativa.
Ainda durante o Paulistão, teve outras oportunidades, e chegou a ser titular nove vezes durante os primeiros seis meses do ano. Ao todo, foram 705 minutos em campo, com duas assistências – uma delas contra o Santos, no clássico pelo Brasileirão, e outra diante do Alianza Lima pela CONMEBOL Libertadores.
Antes de embarcar para a Rússia, Matheus publicou uma mensagem de despedida nas redes sociais: “Desde os 11 anos representando essa camisa tão enorme do futebol brasileiro e mundial, defender as cores do São Paulo foi literalmente a realização de um sonho de infância. Hoje venho me despedir do clube que abriu as portas e me formou como atleta e homem. E diante disso tudo, só tenho que agradecer por tudo que fizeram por mim ao longo desses anos.”
Apesar da negociação ser tratada como fundamental por conta da situação financeira do Tricolor, ela vira uma dor de cabeça para o técnico Hernán Crespo, que fará sua reestreia pelo clube no próximo sábado (12), contra o Flamengo, no Maracanã, e tem agora uma opção a menos no meio-campo.